Bochechas coradas nem sempre são um bom sinal
Updated on Abril 12, 2024
Created on Novembro 17, 2021
NOVIDADE: Kit Essenciais com os queridinhos Mustela Bebê. Aproveite para garantir o seu!
Updated on Abril 12, 2024
Created on Novembro 17, 2021
O vento, tempo seco ou frio podem agredir a pele sensível dos bebês e deixar as bochechas rosadas e os lábios machucados. É importante manter a pele saudável aplicando um hidratante em toda a pele e um creme reparador nas áreas mais afetadas.
Quando os dentinhos estão por vir, a gengiva coça e fica mais sensível, fazendo com que o bebê coloque a mão e outros objetos na boca o tempo todo. É assim que as bochechas acabam sempre úmidas de saliva, o que irrita a pele e pode causar vermelhidão.
Para aliviar o desconforto nas gengivas, ofereça:
● mordedores gelados
● paninhos mergulhados em água gelada
● picolé de leite materno ou de frutinhas para bebês maiores de 6 meses
Para o rostinho, lave com água e o gel lavante de costume e aplique um creme reparador hidratante para evitar que a pele sofra maiores agressões. Tente manter queixo, bochechas e pescoço secos e reaplique o creme durante o dia.
Às vezes só percebemos que o Sol está forte quando notamos as bochechinhas do bebê mais avermelhadas... O protetor solar é mais do que necessário para brincar ao ar livre. Para os menores de 6 meses, procure sempre ficar à sombra, evitar os horários de Sol mais forte e levar o chapeuzinho.
Caso o rostinho fique vermelho, os cuidados são simples:
● mantenha a criança fora do Sol
● dê um banho frio
● aplique o hidratante ideal para o tipo de pele
Alguns bebês têm o tipo de pele muito sensível, e o maior sinal é a pele ficar vermelha com facilidade. Sol, frio, vento, fricção nas roupas ou ressecamento podem fazer com que a vermelhidão surja. Para prevenir e tratar melhor esse tipo de pele, é indicado o uso de produtos calmantes, hipoalergênicos e sem fragrância.
Também conhecida como doença da bofetada, quinta moléstia, ou parvovirose humana, o eritema infeccioso é muito comum em crianças e as bochechas vermelhinhas são um de seus principais sinais.
Os sintomas muitas vezes passam despercebidos e são parecidos com os de quadros virais no geral, como: febre baixa, cansaço e coriza. Se não houver nenhuma complicação, não há necessidade de tratamento específico.
Apesar de ser uma doença leve e mais comum em crianças pequenas, pode apresentar perigo para pessoas imunossuprimidas ou gestantes que não tiverem imunidade anterior.
Se a coloração da pele do seu bebê te preocupa e não se assemelha a nenhum desses casos, entre em contato com o seu médico de confiança.