Como dar banho de chuveiro no bebê?
Updated on Abril 12, 2024
Created on Dezembro 15, 2021
NOVIDADE: Kit Essenciais com os queridinhos Mustela Bebê. Aproveite para garantir o seu!
Updated on Abril 12, 2024
Created on Dezembro 15, 2021
O barulhinho da água caindo lembra o bebê do som do útero e o contato pele a pele com certeza vai deixá-lo muito confortável. O sistema imunológico é beneficiado pelo contato com a microbiota dos pais, essa troca é importante para fortalecer a proteção do bebê. Enfim, são muitos os benefícios que essa prática traz quando tomados os devidos cuidados.
Uma boa ideia para o banho de chuveiro no bebê é incluir toda a família. Dessa forma, o bebê tem contato pele a pele e o vínculo com ambos os cuidadores aumenta. Diferentes corpos, microbiotas e tipos de carinho, tudo isso faz bem ao bebê. Só lembre-se de não demorar muito, pois a água morna desidrata a pele delicada do bebê.
As crianças aprendem pelo exemplo, portanto, banhar-se na frente delas é uma ótima maneira de ensinar uma rotina de higiene. Banhar-se com cuidadores de diferentes corpos e sexos biológicos também é ótimo para trabalhar a percepção corporal.
Esse também pode ser o momento de ensinar sobre posse e impor limites sobre os corpos. O corpo da criança não deve ser tocado sem permissão, assim como os cuidadores. Geralmente aos 4, 5 anos, a criança tem esse despertar da percepção corporal e, diferente do bebê, tem mais propriedade sobre o seu próprio corpo.
Cada família sabe até quando estão confortáveis com a nudez e devem estipular seus próprios limites.
Se preferir dar o banho do bebê na banheira, está tudo bem também. Lembre-se de manter a banheira sempre limpa e seca para evitar contaminação. Tome cuidado para não escorregar. O importante é a troca de carinho e o cuidado nesse momento especial de troca.