Como estimular os bebês desde a gestação
Updated on Março 2, 2023
Created on Dezembro 23, 2020
NOVIDADE: Kit Essenciais com os queridinhos Mustela Bebê. Aproveite para garantir o seu!
Updated on Março 2, 2023
Created on Dezembro 23, 2020
Os bebês passam, em média, 40 semanas no útero da mãe. Nesse período, eles ouvem tudo e sentem as emoções da mãe também! Desde cedo, os bebês recebem estímulos do ambiente externo e, por isso, é muito importante estimular o bebê na barriga. Quando as mamães acariciam a barriga, cantam para o bebê e conversam com ele, ele sente e retribui, tanto em forma de pequenos chutes quanto em movimentos.
A interação com os bebês é essencial, principalmente para que ele reconheça a voz dos pais desde cedo, mas também para se desenvolver melhor. Separamos algumas dicas de interação e os benefícios que elas trazem, para você sempre estar bem conectada a seu filho ou filha.
Como estimular os bebês desde a gestação
Essa é a principal e mais frequente forma de estimular seu bebê. A partir da 16ª semana, ele já é capaz de reconhecer sua voz e o vínculo entre você só tende a se fortalecer. Se puder, converse com ele em ambientes mais silenciosos e confortáveis.
A música ajuda a acalmar seu pequenino, e ouvir um ritmo calmo e gostoso pode ajudar a relaxá-lo também. Seu bebê sente quando você está estressada, triste ou ansiosa, e cantar para ele ou colocar fones de ouvido na barriga podem ajudar também.
No futuro, quando ele nascer, as músicas que ele ouvia na barriga também pode ajudar a acalmá-lo em uma noite de choro. Além disso, ouvir música ou cantigas também estimula o desenvolvimento sensorial e faz seu filho se conectar com as melodias.
Estímulos de toque são muito bons para o desenvolvimento da conexão com os pais. Além do carinho, o estímulo de toque também traz benefícios para o momento do parto, pois a mãe e o bebê ficam mais estáveis emocionalmente.
Aproveite para fazer aquela massagem gostosa na barriga com um creme hidratante, tanto para ajudar nesse momento de carinho quanto para hidratar sua pele e prevenir estrias. Quando seu bebê reagir ao seu toque, observe o movimento feito e repita-o diversas vezes.
A leitura traz muitos benefícios emocionais e também cognitivos para o seu bebê. Muitos especialistas defendem que ler ou contar uma história para seu filho desde a gestação incentiva o hábito da leitura no futuro, e não existe um mês específico para colocar essa ação em prática. Além disso, essa é mais uma forma de ele ter contato com sua voz.
As atividades aquáticas estimulam os bebês e aliviam o peso da barriga para as mamães. Quando a água tem contato com a barriga, os bebês também sentem uma atmosfera diferente e relaxante. As mamães também fica mais relaxadas pela atividade física, e os bebês são capazes de sentir isso.
Essa atividade pode ser praticada em qualquer mês da gestação, mas é sempre importante combinar com o seu ginecologista.
Essas são dicas simples e fáceis, que conectam você cada vez mais com seu bebê conforme a gestação avança, e também trazem muitos benefícios para quando seu bebê nascer.