Conheça a Shantala, a massagem que oferece bem-estar ao bebê
Updated on Março 2, 2023
Created on Março 20, 2019
NOVIDADE: Kit Essenciais com os queridinhos Mustela Bebê. Aproveite para garantir o seu!
Updated on Março 2, 2023
Created on Março 20, 2019
Mais do que uma simples técnica de massagem, a shantala é um momento de relaxamento e bem-estar para o bebê, além de uma ótima oportunidade para reforçar o vínculo afetivo entre os pais e o pequeno. Trazida da Índia para o ocidente por um médico francês há mais de 40 anos, a shantala promove inúmeros benefícios e pode ser aplicada desde o primeiro mês de vida.
Para praticar essa incrível técnica, é preciso aprender os movimentos corretos, preparar um ambiente confortável e favorável para o bebê e utilizar um óleo de massagem específico para o bebê, para hidratar e suavizar a pele.
Benefícios da Shantala
Os movimentos abrangem todo o corpo, da cabeça ao tronco, membros superiores e inferiores, promovendo sensações físicas e emocionais benéficas ao pequeno:
- Melhora a qualidade do sono;
- Auxilia na consciência corporal e alongamento do bebê;
- Deixa os pequenos mais relaxados;
- Harmoniza os sistemas respiratório, digestivo e imunológico
- Contribui para a consciência corporal do bebê;
- Alivia dores e desconforto causado pelas cólicas
Dicas para realizar a shantala no bebê
A shantala dura, em média, de 20 a 30 minutos, e, preferencialmente, deve ser feita sempre no mesmo horário e não há contraindicações.
Acompanhe as dicas para fazer a shantala no bebê:
- Prepare um espaço calmo, com música ambiente relaxante e retire toda a roupinha do bebê. Certifique-se de que o local não está com temperatura baixa para o pequeno não passar frio;
- Aplique um óleo específico para a pele do pequeno, sempre tomando o cuidado de esfregar uma mão na outra para aquecer levemente o produto;
- No rosto, priorize a área das sobrancelhas, com movimentos descendentes em direção às orelhas e a partir da base do nariz até o cantinho dos olhos, contornando a bochecha - e sempre usando os dedos indicadores;
- Na barriguinha, a massagem pode começar no centro e ir até as laterais do corpo. Assim como nas costas. Já nos braços e pernas, deslize as mãos da base até às extremidades;
- Dê atenção especial aos pés, tornozelos e mãos, sempre com movimentos suaves, transmitindo carinho e bons fluidos.
- Repita os movimentos levemente, com carinho, de 2 a 3 vezes cada;
Shantala pode ser feita em todos os bebês?
Se o bebê estiver com gripe, febril, com a pele irritada ou qualquer outro sintoma desconfortante, é importante suspender a aplicação da shantala até que ele melhore. Esse é um momento de harmonização e, por isso, exige que os dois (mãe/pai e bebê) estejam bem. O adulto que vai aplicar a shantala pode tomar um banho relaxante antes e se concentrar em boas energias para garantir que elas sejam transmitidas durante a massagem.
Outro fator importante que deve ser observado é a relação do bebê com a prática. Alguns não se sentem confortáveis quando são massageados em determinadas áreas e, por isso, é preciso respeitar o tempo e a disposição de cada um, sem forçar nada. Observar a reação do pequeno nesse momento é a melhor escolha.
Momento de relaxamento e cumplicidade
A shantala é simples e pode ser feita todos os dias, desde que a criança não esteja muito irritada, com fome ou sono. O momento ideal é aquele em que a massagem não será interrompida, em um que ofereça tranquilidade e conforto.
Quanto maior o conhecimento da técnica, maiores os benefícios. Por isso, vale estudar, se preparar e praticar. Assim, você e o seu pequeno aproveitarão cada minuto e terão momentos incríveis juntos.
Na dúvida sobre como fazer os movimentos corretos e criar o clima adequado para fazer essa massagem, acompanhe este tutorial com a especialista Fernanda Massa nos stories do Instagram da Mustela, que mostra o passo a passo para acertar nos movimentos e aproveitar todos os benefícios que a Shantala oferece - para os pais e o bebê.