A importância do pai além dos cuidados com o bebê
Updated on Março 2, 2023
Created on Maio 28, 2022
NOVIDADE: Kit Essenciais com os queridinhos Mustela Bebê. Aproveite para garantir o seu!
Updated on Março 2, 2023
Created on Maio 28, 2022
Estar atento a sinais incomuns ajuda a prevenir possíveis traumas e preserva o bem-estar da mulher. Muito importante entender quais são os sinais e sintomas que ela pode apresentar, e como o apoio e cuidado recebido fará toda a diferença em sua recuperação. O puerpério é delicado e precisa ser acompanhado de perto com muita atenção, paciência e carinho.
Puerpério é o nome dado ao período em que o corpo da mulher passa por mudanças físicas e psicológicas após o parto, até que o corpo retorne ao seu estado pré-gestacional. Começa logo após o nascimento do bebê e a eliminação da placenta, geralmente dura seis semanas. Esta é a fase em que as mamães precisam de mais apoio e atenção redobrada de seus companheiros.
Alguns sintomas a serem observados devem ser cuidados de maneira rápida e com o acompanhamento médico. Mantenha a calma e seja o apoio que a mulher precisa no momento. Sintomas como: tristeza, insônia, perda de apetite e insegurança precisam ficar no radar para evitar futuras complicações.
Variações de humor, perda de energia, dificuldade em concentração, sentimento de culpa ou incapacidade também são alertas para uma possível depressão pós-parto. O apoio emocional do pai é para ajudar a lidar com as mudanças de humor e sentimentos que podem ocorrer durante este período.
A chegada de uma criança acompanha uma infinidade de dúvidas e muitos destes sentimentos são comuns e compartilhados. Por isso, converse abertamente com ela, sobre as mudanças, sobre a confiança e sobre esta fase pode ser mais tranquilo.
Algumas recomendações são fundamentais para o sucesso da recuperação da mamãe. O pai pode ser o "fiscal" de uma boa alimentação, ajudando a seguir as recomendações médicas. Esteja atento para que a mãe beba bastante água, incentive uma rotina equilibrada e divida as tarefas para que ela possa cuidar dela mesma. Também é importante conversar com as mulheres que fazem parte da rede de apoio, como amigas e familiares, pois elas podem perceber outros pontos em que o pai pode ajudar.
Nesta fase, o corpo da mulher também passa por muitas transformações, por isso é importante respeitar o espaço dela e apoiar para que ela se sinta confiante e acolhida, independente da sua aparência.