Meu bebê tem dificuldade para dormir por causa da pele com tendência atópica. O que posso fazer?
Updated on Março 2, 2023
Created on Agosto 5, 2019
NOVIDADE: Kit Essenciais com os queridinhos Mustela Bebê. Aproveite para garantir o seu!
Updated on Março 2, 2023
Created on Agosto 5, 2019
Dificuldade para dormir e pele com tendência atópica
A dificuldade para dormir é um dos principais sintomas da pele com tendência atópica. Depois do diagnóstico, os distúrbios do sono podem ser justificados pela sensação de coceira. Quando a sensação de coceira ainda não surgiu, mas você sabe que aparecerá, seus carinhos e sua voz doce provavelmente serão o remédio mais reconfortante para acalmar seu bebê, além dos produtos emolientes específicos para a pele de bebês e crianças para evitar sua ocorrência.
Surtos atópicos e vermelhidão: medidas para melhorar o sono do seu bebê
Já apareceram áreas vermelhas? Em caso positivo, usar um produto emoliente também poderá reduzir imediatamente as sensações de coceira. Não hesite em reaplicar o emoliente, mesmo que você já tenha hidratado a pele do seu filho antes de colocá-lo para dormir. Apenas evite áreas com exsudação; para elas, use os produtos prescritos pelo seu médico, que serão mais apropriados. Sono: o momento que pode acalmar seu filho. Para ajudá-lo a adormecer, você pode aproveitar a oportunidade para lhe fazer uma pequena massagem. Caso tenha idade suficiente para entender, você pode explicar a ele o que está acontecendo e tranquilizá-lo, lembrando-o de que a coceira desaparecerá uma hora ou outra.
Você também pode contar uma história para ele
Isso permitirá que ele se concentre em outra coisa, o que reduzirá seu desconforto. Por fim, não hesite em tentar diminuir a temperatura do quarto se estiver muito calor. A temperatura ideal durante a noite deve ser mantida a 18 °C, para evitar que o ar fique muito seco (confira pele com tendência atópica: conselhos para a sua casa). Algumas partes do corpo podem ser mais ou menos afetadas, dependendo da idade da criança (confira o artigo Tratando a dermatite atópica: ela pode melhorar ou desaparecer?). Se seu bebê não pode lhe dizer exatamente onde ele sente coceira, se ele está chorando demais, ou se ele ainda não fala, é o seu papel verificar o corpo dele para encontrar manchas vermelhas, cuidando e acalmando seu pequeno em caso de surtos atópicos:
- Com menos de um ano de idade, preste atenção especial às áreas mais rechonchudas (bochechas, testa), braços e barriga.
- Com mais de um ano de idade, a dermatite atópica atinge dobras da pele: cotovelos, pernas ou mesmo atrás das orelhas.
- Entre os três e quatro anos, e até cerca de cinco ou seis anos de idade, a vermelhidão se instala nas mãos e no rosto, ao redor da boca e nas pálpebras. Depois de aplicar um emoliente com fórmulas especiais, como o Bálsamo Emoliente ou Creme Emoliente, a coceira diminuirá em até 95%.
Seu filho pode relaxar agora, ainda mais porque a massagem de antes o acalmou. Agora ele pode voltar a dormir mais facilmente.
Escrito em parceria com a Dra. Clarence De BELILOVSKY, dermatologista e membro do círculo de especialistas Mustela.