Pele na gravidez: posso expor ao sol?
Updated on Março 2, 2023
Created on Agosto 5, 2019
NOVIDADE: Kit Essenciais com os queridinhos Mustela Bebê. Aproveite para garantir o seu!
Updated on Março 2, 2023
Created on Agosto 5, 2019
Hidrate sua pele duas vezes mais
A pele das mulheres grávidas é particularmente delicada. Principalmente porque as alterações hormonais aumentam a perda de umidade pela transpiração. Portanto, sua pele já está desidratada e a exposição ao sol apenas acentua isso. Não é nenhum segredo que o sol danifica e seca a pele! Como um tratamento preventivo, é essencial hidratar o rosto e o corpo todos os dias com produtos especificamente desenvolvidos para nutrir a pele com segurança para você e seu bebê. Caso contrário, o risco de aperto, desconforto, perda de elasticidade e, portanto, estrias, será maior.
Proteção eficaz contra os raios UVA e UVB
A exposição ao sol aumenta a probabilidade do aparecimento de manchas escuras na pele. E esse fenômeno é mais acentuado na gravidez porque os hormônios estimulam a produção de melanina, o pigmento que causa o bronzeamento... e algumas pintas. Se você não tomar cuidado, há o risco de o número dessas pintas aumentar nas bochechas e na testa, resultando na conhecida máscara de gravidez. A fina linha marrom abaixo do umbigo também pode ficar mais evidenciada. E o mesmo acontece com quaisquer estrias que possam ter se formado: essa pigmentação excessiva as torna mais visíveis. Portanto, um protetor solar com um fator alto (FPS 50, à prova d'água, com filtros de raios UVA e UVB) é mais necessário do que nunca, também para evitar insolação e proteger-se do risco de melanoma.
Mantenha suas pernas frescas
Novamente, devido à influência dos hormônios, mas também ao ganho de peso, a circulação se torna mais problemática na gravidez. A partir do primeiro trimestre, o sangue estagna nas veias e elas se tornam distendidas e as paredes se tornam mais frágeis. A exposição estática prolongada ao sol tem exatamente o mesmo efeito... Por isso, é essencial evitar esses dois fatores, que incentivam a ocorrência de pernas pesadas ou mesmo varizes. No sol, as pernas devem permanecer na sombra ou ser mantidas em movimento. E aplique um gel fresco especialmente desenvolvido para a gravidez para tonificar e aliviar imediatamente qualquer sensação de peso. Lembre-se do chapéu, dos óculos escuros e de uma garrafa de água.
Atenção no período de exposição solar
É suficiente expor sua pele por uma hora por volta das 10h e 17h para estimular a produção da quantidade de vitamina D necessária para a absorção de cálcio. Contudo, encurtar o tempo de exposição não significa que você pode deixar os itens essenciais para lá. Um chapéu ainda é de suma importância para protegê-la de manchas solares e insolação e os óculos de sol são essenciais para proteger seus olhos, que, por produzir menos lágrimas devido ao efeito dos hormônios, são mais vulneráveis à irritação.
Uma garrafa de água também continua a sua maior aliada para contrabalançar a desidratação hormonal e relacionada ao sol, que é prejudicial para a saúde do corpo e da pele.
Aumente os tratamentos restaurativos
Enquanto o sol danifica e seca a pele, o vento, o cloro das piscinas, o sal do mar e a transpiração também o fazem. Portanto, após a exposição ao sol, você deve dar à sua pele um tratamento restaurador suave. Comece removendo qualquer resíduo de sal, areia e outros fatores irritantes com um limpador de pele super hidratante. E, depois de secar (com tapinhas, sem esfregar), trate a reatividade da pele e a hidrate bem com um bálsamo hidratante calmante, livre de qualquer substância que possa causar preocupação. As fórmulas corretas desse tipo não precisam necessariamente ser rotuladas como “pós-sol”. No entanto, é melhor ter um creme para o rosto, além de um bálsamo hidratante.