Proteção solar: como usar protetor solar?
Updated on Março 2, 2023
Created on Novembro 13, 2017
NOVIDADE: Kit Essenciais com os queridinhos Mustela Bebê. Aproveite para garantir o seu!
Updated on Março 2, 2023
Created on Novembro 13, 2017
Pesquisas realizadas na área consideram que mais de 80% de toda radiação solar recebida por uma pessoa ao longo da vida acontece nos primeiros 18 anos de idade. Isso significa que os níveis de raios UV recebidos na infância e na adolescência contribuem de maneira efetiva para o crescimento dos riscos de câncer de pele na fase adulta.
O filtro solar faz mais do que proteger contra as queimaduras solares. Ele protege de danos que são invisíveis agora, mas podem aparecer no futuro.
Não usar protetor solar aumenta em até 10 vezes as chances de desenvolver câncer de pele, além de colaborar com a incidência de outras doenças fotossensíveis como o lúpus e o melasma. Além de queimaduras, manchas e envelhecimento precoce, ficar no sol à mercê de raios nocivos pode causar danos celulares irreparáveis.
Alguns dias, não usar protetor solar pode parecer tentador, afinal, pode se tornar uma batalha. Você pode aplicar todos os dias, como parte da rotina de se arrumar pela manhã e os pequenos logo seguirão o exemplo. Ao verem você se cuidando e sempre lembrando da importância de se proteger do sol, eles também aprenderão a se cuidar.
Quanto protetor aplicar?
Um fator que interfere na efetividade do filtro solar é a quantidade aplicada. Normalmente aplicamos uma quantidade bastante inferior àquela necessária. Uma regra prática é a de se utilizar dois dedos de produtos (ou duas colheres de chá) nas áreas expostas aos raios solares.
Para melhor proteção solar, o protetor deve ser aplicado 15 minutos antes da exposição ao sol e devemos ficar atentos às partes do corpo que muitas vezes são esquecidas:
A transpiração, contato com a água e areia fazem necessário utilizar o protetor solar, mesmo que o pequeno esteja debaixo do guarda-sol. Reaplique o protetor solar sempre que estiver ao ar livre e:
Se seu filho estiver em uma fase de relutância ao passar protetor solar, tente transformar o momento em uma brincadeira!
Bebês com menos de seis meses não devem usar protetor solar, nem ser expostos ao sol, entre 10h e 15h. Mas, ainda assim, podem curtir os dias ao ar livre. Para protegê-los do sol, escolha roupas que cubram o corpinho todo, além de chapéus. Lembrando que peças com malha branca ou tecidos com tramas largas protegem menos que tecidos com tramas mais fechadas e cores escuras.
Por mais cuidado que tenhamos durante o período de exposição solar, após voltar do passeio e tomar um banho, é essencial hidratar a pele para combater os danos causados pelos raios UVA e UVB.
Agora você tem todas as dicas para proteger bem as crianças e tornar essa tarefa mais divertida! Afinal, a diversão já começa na hora de se preparar para brincar!