Como melhorar o sono do bebê e o seu também?
Updated on Março 2, 2023
Created on Março 17, 2022
NOVIDADE: Kit Essenciais com os queridinhos Mustela Bebê. Aproveite para garantir o seu!
Updated on Março 2, 2023
Created on Março 17, 2022
40 minutos! Essa é a média de tempo de sono que uma mãe perde por noite no primeiro ano de vida do bebê, de acordo com um estudo conduzido pela Universidade de Warwick*. Em comparação, os pais costumam perder apenas 12 minutos. E esse tempo de descanso perdido, demora cerca de 6 anos para ser recuperado pelos pais!
É só por volta dos 3 meses de idade que os bebês começam a produzir a própria melatonina, até lá, eles dependem da melatonina produzida pela mãe, presente no leite materno. Então, se você tem o costume de ordenhar leite para congelar, é interessante separar o leite noturno do leite diurno, que costumam ser diferentes até mesmo no teor de gordura.
Para que o seu bebê aprenda a diferenciar o dia da noite, é importante expô-lo à luz do sol pela manhã, na hora em que a família costuma acordar. Isso vai ajudá-lo a regular o reloginho biológico dele para produzir os hormônios necessários para o sono.
Prepare o ambiente onde o bebê vai dormir para que seja seguro e confortável. Apesar de lindos, os kit berço e cobertorzinhos não são recomendados por risco de sufocamento. Na hora de dormir, o berço deve estar totalmente livre de objetos, almofadas e cobertores.
Todos os dias, no mesmo horário, desligue as telas e coloque uma música calma em volume baixo. Você pode optar por borrifar um aroma calmante no ambiente, como o de lavanda. Apague as luzes mais fortes da casa e leve o bebê para um banho à meia luz. O momento pós banho é ideal para hidratar o corpo e é perfeito para ser vinculado à hora da massagem.
De fraldinha limpa, pijama adequado à temperatura ambiente e ritual do sono feito, é hora de dormir! Assim como os adultos, cada bebê é único e tem suas peculiaridades para dormir. Alguns podem gostar de ser balançados no sling ou no colo, outros na bola de pilates. Talvez você tenha tirado a sorte grande e basta deitar-se junto com ele para o soninho chegar ou talvez, em algumas noites desesperadas, você precise dar uma volta no bairro com ele na cadeirinha do carro.
Uma coisa é certa: o sono é importante para que o bebê se desenvolva plenamente e para que você esteja descansado o suficiente para cuidar bem dele no dia seguinte.
Se você suspeita que seu bebê tem muita dificuldade para dormir, busque ajuda de um médico, pedagogo, ou educador parental. Não hesite em pedir socorro para a sua rede de apoio, afinal, eles estão aí para você!