Interior, cidade ou regiões montanhosas: como afetam a pele com tendência atópica?
Updated on Março 2, 2023
Created on Agosto 5, 2019
NOVIDADE: Kit Essenciais com os queridinhos Mustela Bebê. Aproveite para garantir o seu!
Updated on Março 2, 2023
Created on Agosto 5, 2019
É certo que as férias são momentos descontraídos e de liberdade, mas há algumas coisas que não devem ser esquecidas quando se trata da pele com tendência atópica.
Primeiro, vamos falar sobre geografia.
Você pode ir a qualquer lugar com seu filho? Claro! No entanto, você terá de prestar atenção ao clima e às estações do ano.* Se viajar para um lugar muito quente, a transpiração estimulará as sensações de coceira.
O frio também não é o ideal: o ar seco tende a ressecar a pele. Mesmo assim, graças aos bons hábitos e à aplicação diária de emolientes, tudo deve ficar bem (confira Os benefícios dos emolientes).
Seja a praia ou as montanhas, cada destino de férias tem os seus benefícios.** Alguns tratamentos adaptados para férias a fim de cuidar da pele com tendência atópica
Para sua tranquilidade, cuidado com o que levará nas malas.
Aonde quer que vá, lembre-se de levar:
- Os produtos de higiene, limpeza e emolientes específicos para bebês e crianças. Se você sabe que pode comprá-los facilmente no local de destino, não precisa se preocupar: basta levar o suficiente para alguns dias. Se não tiver certeza, é melhor levar o suficiente para toda a viagem.
- Os produtos específicos prescritos pelo seu médico para o caso de surtos. O ideal seria colocar a prescrição dentro de um nécessaire ou mantê-la com documentos importantes para mais praticidade.
- Se voar para um local ensolarado, protetor solar sem perfume e de alta proteção, com FPS alto e adequado para peles com tendência atópica.
- Roupas íntimas e peças de algodão, seja no inverno ou no verão (confira o artigo O que deve ser vestido em caso de pele com tendência atópica?).
Observação: dicas para prevenir surtos de eczema durante as férias Seu filho ficará na casa dos avós ou primos nas férias? Talvez uma pequena lista de dicas e práticas recomendadas para prevenir ou tratar a dermatite atópica facilite a vida de todos: “Aplique o emoliente todos os dias, evite deixar animais no quarto, passe aspirador regularmente” e assim por diante. Você até pode escrever sua própria lista agora mesmo, só por precaução.
* Confira: Pele com tendência atópica: a influência do clima e das estações do ano nos surtos de eczema
** Confira: Quais atividades físicas recomendadas para crianças com dermatite atópica?
Escrito em parceria com a Dra. Clarence De BELILOVSKY, dermatologista e membro do círculo de especialistas Mustela.