#Pele ressecada ou com tendência atópica

Pele com tendência atópica: a influência do clima e das estações do ano nos surtos de eczema

advice climat slider
Pele com tendência atópica, também chamada de dermatite atópica. Se os sinais desse eczema forem desconfortáveis (vermelhidão, coceira, secura etc.), eles não são raros nem contagiosos para outras crianças e não são irreversíveis.

Clima e estações: eles influenciam a pele com tendência atópica?

O clima pode influenciar a aparência da pele com tendência atópica do bebê e a ocorrência de surtos. Para entender a extensão, há uma observação simples que deve ser feita: a pele com tendência atópica surge com praticamente tudo o que pode ressecá-la, fazê-la transpirar ou colocá-la em contato com alérgenos.

Até mesmo o vento pode contribuir porque pode ressecar a pele, mas isso não significa que um clima úmido ou temperado seja seu melhor amigo, mesmo que o clima úmido permita que a pele preserve sua hidratação e mesmo que o clima temperado nos mantenha não muito quentes.

Evite surtos da pele com tendência atópica em todas as estações

Cada estação tem seus prós e contras:

O lado bom da primavera: suas temperaturas. Não muito quentes, nem muito frias, são super agradáveis. Infelizmente, também é a época do pólen e o momento em que você cuida do seu jardim, especificamente aparando a grama. O cheiro de grama aparada é, certamente, um prazer genuíno, mas pode ser um fator irritante para a pele. Tenha certeza de:

- Reduzir atividades ao ar livre para o seu filho ou minimizar sua duração para evitar o contato prolongado com o pólen se o seu filho for sensível a ele.

- Pelo mesmo motivo, evite pendurar a roupa do seu filho para secar em ambientes externos.

- Você deve escolher calças ou camisetas de manga comprida que protejam as pernas e os braços do seu filho contra possíveis fatores irritantes.

• No verão, temos bastante sol – uma ótima notícia para a pele!

De fato, o sol tem alguns efeitos benéficos para pele com tendência atópica; isso se deve ao princípio da fototerapia: verificou-se que a pele com tendência atópica é menos frequente nas regiões onde o índice UV é mais elevado. No entanto, tenha cuidado com queimaduras solares e insolação. Você deve certificar-se de:

- Sempre proteger a pele do seu filho com protetor solar sem perfume e de alta proteção para bebês e crianças, com FPS adequado para peles com tendência atópica.

Nós não pensamos sobre isso, mas mesmo na cidade, o rosto, os braços e as panturrilhas podem ser expostos ao sol, então:

- Limite as atividades ao ar livre quando o sol está mais alto.

- Escolha atividades que não façam seu filho suar muito.

- Aplique um produto emoliente sempre que necessário.

• Então, vem o outono. É o fim das altas temperaturas, ainda não está muito frio e o pólen não é um problema.

Nada em particular precisa ser apontado: apenas aproveite esta agradável estação!

• O inverno. Mesmo que esteja frio, é uma época bastante tranquila. Mas ainda tem:

- O ar frio: quando é extremo, resseca a pele assim como no verão.

- Aliás, para lidar com as temperaturas mais baixas em ambientes externos, tendemos a nos cobrir demais e acabamos suando, o que pode criar sensações de coceira! Seu filho tem que usar uma jaqueta, é claro, mas você também pode tentar vesti-lo com algumas roupas suaves (um colete, por exemplo) para permitir que ele se adapte à diferença de temperatura assim que chegar à creche ou na casa da babá (confira o artigo O que deve ser vestido em caso de pele com tendência atópica?).

- O ar seco também afeta a pele seca, tanto em ambientes externos como internos, se houver um aquecedor e estiver quente demais. O inverno não é o inimigo, mas é o período que requer mais atenção. No entanto, os produtos emolientes específicos para bebês e crianças sempre serão uma excelente defesa para a pele.

Por fim, você deve levar em conta as regiões. De fato, o verão raramente é o mesmo no sul e no norte.

Escrito em parceria com a Dra. Clarence De BELILOVSKY, dermatologista e membro do círculo de especialistas Mustela.