Roupas para pele atópica: quais tecidos devo vestir?
Updated on Março 2, 2023
Created on Agosto 5, 2019
NOVIDADE: Kit Essenciais com os queridinhos Mustela Bebê. Aproveite para garantir o seu!
Updated on Março 2, 2023
Created on Agosto 5, 2019
Escolha as roupas certas
Para se sentir confortável, seu filho precisa começar a vestir roupas confortáveis. Deve-se ter cuidado desde o nascimento para assegurar conforto diário e evitar sintomas da pele com tendência atópica. Todas as roupas (sejam elas camisetas, calças, vestidos, pijamas etc.) devem ser macias e não muito quentes. Qualquer coisa que irrita a pele ou faz seu filho suar causará coceira, o que é melhor evitar no caso de pele com tendência atópica. Então é melhor que você:
- Escolha tecidos que sejam agradáveis ao toque, suaves e maleáveis. Tecidos de algodão, linho, cânhamo e seda são ideais porque são finos e deixam passar o ar.
- Evite tecidos que “pinicam”, como a lã. Mesmo que seja o mais natural dos tecidos e o melhor para esquentar, sua textura pode ser áspera e irritar a pele do seu filho.
- Evite tecidos sintéticos como poliéster ou acrílico. Mesmo que eles pareçam macios e fofinhos, eles não absorvem o suor e não deixam a pele respirar. Por fim, para ajudar a minimizar irritações ou ondas de calor, evite roupas com gola alta e escolha roupas mais soltas.
Como lavar as roupas?
Mas como posso ter certeza de que meu filho está quente o suficiente no inverno sem usar lã, por exemplo? Não hesite em vesti-lo com várias camadas. Um body ou segunda pele térmica, uma camiseta grossa de algodão, um colete de veludo… use a sua imaginação para misturar e combinar as peças e reduzir a coceira do seu filho!
Devo usar um detergente especial?
Não necessariamente. É o enxágue das roupas que é importante. Um bom ciclo de lavagem deve garantir isso. Em caso de dúvida, é melhor prevenir do que remediar e lavar com mais de um ciclo antes de retirar a roupa da máquina. E mesmo que você seja sortuda e possa secar a roupa do lado de fora de casa, você ainda deve pendurar as roupas do seu filho dentro de casa para evitar que o tecido pegue pólen.
Escrito em parceria com a Dra. Clarence De BELILOVSKY, dermatologista e membro do círculo de especialistas Mustela.